João Barradas

20 de maio, 16h

Igreja Românica de Rubiães

· 2023

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música Clássica, o Jazz e a música improvisada.

Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais para o seu instrumento na área da música erudita, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão (CMA), que vence por duas vezes, o Coupe Mondale de Acordeão (CIA), o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition.

Tem um vasto currículo enquanto solista, tendo-se apresentado em algumas das melhores salas de espetáculos a nível internacional. Enquanto intérprete, teve a seu cargo dezenas de estreias mundiais para acordeão solo, escritas para si por alguns dos mais destacados compositores europeus. Em 2016 gravou, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder, “Directions”, que conta com a produção de Greg Osby. Foi nomeado ECHO Rising Star pela European Concert Hall Organization para a temporada 2019/2020, tendo no mesmo ano sido nomeado um dos Rising Stars da prestigiada BBC Music Magazine. Em 2020 obteve o 2º Prémio do Concurso de Composição SPA/Antena 2 com a sua obra "The Edge of the Sea" para Orquestra Sinfónica.

 

 

Programa do concerto

J. S. Bach - Mein Jesu BWV 478

João Barradas - Interlude I

A. Piazzolla - Cuatro Estaciones Portenas

 

Ficha artística

João Barradas - Acordeão

 

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Localização:

Igreja Românica de Rubiães