Rão Kyao

19 de maio, 21h30

Centro Cultural

· 2023

Ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira, Rão Kyao tem vindo a explorar a ligação entre a flauta de bambu e a voz humana. Considerado uma das figuras mais importantes do jazz em Portugal, o flautista e compositor lisboeta inspira grande parte dos seus trabalhos na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo o elo entre a música tradicional portuguesa e o oriente.

Estreou-se ao vivo como intérprete de saxofone tenor aos 19 anos de idade, tendo sido nessa fase inspirado pelo jazz. Gravou o seu primeiro disco “Malpertuis" em 1976, impondo-se como um dos mais surpreendentes instrumentistas e compositores da música portuguesa. Conta com mais de 20 álbuns editados, tendo sido distinguido com alguns dos mais importantes galardões de ouro e platina com os discos «Fado Bailado» (1983, onde interpreta, em saxofone, diversas obras de Amália Rodrigues), «Estrada da Luz» (1984) e «Oásis» (1986). Em 1977 lança o albúm "Bambu", considerado o melhor álbum de música portuguesa do ano. Nos anos 80 e 90 desenvolve um repertório ligado ao fado português, introduzindo nas suas criações instrumentos como a guitarra portuguesa, guitarra clássica e outros instrumentos tocados pelos membros do seu grupo. Em finais de 1986, é convidado a gravar, em Bratislava (Checoslováquia), os temas de uma série de TV, acompanhado de uma orquestra sinfónica com cem elementos.

 

No Ciclo de Polinização, Rão Kyao estará acompanhado de Toni (António) Lago Pinto, um virtuoso guitarrista português. Toni já trabalhou com inúmeros artistas nacionais e internacionais como David Gausden, Tommy Halferty, Ramon Cardo, Carlos Martins, Pedro Abrunhosa, Claus Nymark Big Band, Jorge Palma, José Mário Branco, Eugénia Melo e Castro, Dulce Pontes, Lena D'Água, entre outros. Acompanha Rao Kyao na maior parte dos seus espectáculos numa sinergia artística de elevadíssima qualidade.

 

 

Ficha artística

Rão Kyao - flauta de bambu e composição

Toni Lago Pinto - guitarra

 

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Localização:

Centro Cultural de Paredes de Coura