Vitor Joaquim, Ulrich Mitzlaff & João Silva "Calligraphy"

11 de maio, 17h00

Casa Grande de Romarigães

· 2024,I

Calligraphy é o novo projeto de Vítor Joaquim, referência nacional da música eletrónica de cariz exploratório, com Ulrich Mitzlaff e João Silva.

Quando tentamos perceber a dimensão do Universo, todos acabamos por nos sentir esmagados perante a incapacidade de compreender a nossa própria existência no planeta que habitamos, e que ao mesmo tempo não passa ele próprio de um pequeno ponto azul perdido num gigantesco sistema solar. Contudo, conseguimos compreender que somos compostos de matéria e que os átomos que nos compõem e dão forma, são afinal pó das estrelas, parte da matéria que atravessou os tempos e se veio materializar temporalmente sob a forma de cada um de nós. E embora pensemos que somos únicos e especiais no Universo, a verdade é que 96% do nosso corpo é composto por Oxigénio, Carbono, Hidrogénio e Nitrogénio, quatro dos elementos químicos mais ativos do Universo. Tal como refere Neil deGrasse Tyson “não somos especiais porque somos diferentes; somos especiais porque somos feitos do mesmo que o universo”.

Calligraphy é uma homenagem ao grande Universo em que vivemos, e também à forma como ele tão caligraficamente inscreveu a nossa existência na sua própria existência, tornando-nos frutos ocasionais capazes de rir, chorar, sentir a poesia e imaginar o infinito durante breves momentos de respiração temporal. Sabendo-o ou não, sentindo-o ou não, a verdade é que somos parte da caligrafia escrita pelo Universo.

"The Nitrogen in our DNA, the calcium in our teeth, the iron in our blood, the carbon in our apple pies was made in the interiors of collapsing stars. We are made of star stuff." Carl Sagan

Os músicos vão estar em residência artística de 8 a 11 de Maio, na Caixa da Música em Paredes de Coura.

 

Ficha artística

Vitor Joaquim - laptop, live sampling, teclados, electroacústica

João Silva - trompete, electroacústica

Ulrich Mitzlaff - violoncelo, electroacústica

 

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço. 

Localização:

Casa Grande de Romarigães