Courávia - Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto
16 de maio (sexta-feira), 21h30
Courávia é um projeto original e inédito que reúne quatro talentosos criadores contemporâneos — Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto numa residência artística imersiva. Explorando a interseção entre tradição e experimentação, o trabalho mergulha em texturas sonoras únicas, combinando influências do jazz, música erudita, eletrónica e improvisação livre. Através de uma abordagem colaborativa, os músicos constroem composições e paisagens sonoras. Courávia é um diálogo musicado em constante evolução, onde a criatividade coletiva se torna o centro da narrativa musical.
Gileno Santana, músico luso-brasileiro nascido em Salvador, é uma figura destacada no panorama musical atual, sendo amplamente reconhecido como um dos trompetistas mais influentes da sua geração. Ao longo da sua carreira, tem partilhado palcos em festivais com alguns dos maiores nomes do jazz mundial. Formou-se em Jazz no Porto, onde também concluiu o seu recital de mestrado em trompete clássico. Destaca-se também como professor e palestrante, incluindo a passagem por instituições como a Universidade de Harvard University e a Juilliard School.
Bruno Pernadas é músico, compositor e produtor. Licenciado em Jazz pela ESML, estudou também no Hot Club, onde atualmente leciona. Multi-instrumentista, participa regularmente como músico, compositor e arranjador em projetos a nível nacional e internacional, trabalhando e misturando vários estilos musicais como jazz, space age pop, folk, world music e música eletrónica. Editou quatro álbuns e uma banda sonora aclamados pela crítica. Compôs para cinema, TV, teatro e dança, incluindo a série “Glória” (Netflix). Foi nomeado para os Prémios Sophia e Globos de Ouro.
Angélica Salvi é uma harpista, compositora e artista sonora espanhola, radicada no Porto desde 2011. Como harpista profissional, além da sua carreira a solo, colaborou em inúmeras ocasiões com várias orquestras sinfónicas e conjuntos de todo o mundo.Ao longo dos últimos 10 anos, mergulhou no mundo da eletrónica ao vivo e participou em múltiplos projetos no campo da música experimental, artes visuais, dança e teatro, organizados por grupos como Sonoscopia, Balleteatro, Oficina Arara, Crónica Eletrónica, Teatro de Ferro e Vertixe Sonora Ensemble.
Carlos Barretto, mestre do contrabaixo, é uma referência no jazz português, com carreira internacional e colaborações prestigiadas em festivais ao redor do mundo. A crescente internacionalização da sua atividade artística tem levado a sua música a muitos destinos, tanto na Europa como no resto do mundo, sempre com rasgados elogios por parte da crítica especializada.
Ficha artística:
Gileno Santana - Trompete
Angélica Salvi - Harpa
Bruno Pernadas - Guitarra
Carlos Barretto - Contrabaixo
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Localização:
Centro Cultural de Paredes de Coura
Avenida Cónego Bernardo Chousal, 4940-520 Paredes de Coura